Atualmente, a cultura organizacional se coloca como uma ferramenta estratégica, capaz de fazer uma empresa alcançar seus objetivos de maneira mais ágil, como por exemplo, um ambiente de trabalho positivo e uma identidade externa forte e competitiva.
Para entender melhor o que é cultura organizacional, bem como qual sua importância para o desenvolvimento de sua empresa e como aplicá-la, continue a leitura. Neste conteúdo, abordamos o fundamental sobre o assunto.
O que é cultura organizacional?
De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), podemos compreender a cultura organizacional como um conjunto complexo de valores, crenças e atitudes, que estabelece ou define a forma como a empresa conduz seus negócios, compartilhando entre todos os seus membros, funcionários etc.
A instituição destaca ainda que se trata de um sistema que solidifica toda a organização, fazendo com que se diferencie no mercado.
Ainda nesse sentido, cabe destacar a concepção de cultura organizacional da Sociedade Brasileira de Coaching (SBCoaching). Conforme a instituição, podemos observar de forma simples a cultura organizacional como uma solução que representa a forma de perceber, pensar, sentir e agir dos colaboradores, a qual é passada adiante e validada por todos os membros.
Em outras palavras, a cultura de uma instituição representa o mesmo que o caráter de pessoas, com as devidas ressalvas, certamente.
Importância da cultura organizacional para a sua empresa
Cultura organizacional é uma ferramenta de fundamental importância para o desenvolvimento de uma empresa, sobretudo para gerir comportamentos humanos em seu âmbito, bem como para causar uma boa impressão ao mercado e à sociedade, de um modo geral.
A cultura organizacional é criada não apenas em função do crescimento da empresa, mas também em virtude do alcance das necessidades humanas básicas, as quais se materializam, geralmente, no âmbito de uma organização.
A literatura de administração destaca que uma cultura organizacional forte é capaz de garantir o atendimento das necessidades básicas dos seus funcionários, como:
1. Necessidades fisiológicas
Estas representam as necessidades mais básicas e envolvem, por exemplo, a necessidade de ganhar um bom salário para poder se alimentar e, assim, ter uma boa qualidade de vida.
Perceba que no sistema capitalista as empresas assumem posição de destaque na manutenção da qualidade de vida das pessoas/funcionários, pois é preciso garantir o mínimo para que se sintam bem.
Necessidades fisiológicas não se limitam ao aspecto financeiro. Tem relação também com a necessidade do trabalhador de encontrar um ambiente empresarial favorável, positivo, que valorize os funcionários.
2. Necessidades de segurança
Elas têm relação, entre outras coisas, com a segurança que a empresa passa, no que diz respeito à permanência do funcionário em seu âmbito. Empresas com um plano de carreira sólido são vistas de maneira positiva pelos seus membros.
Já aquelas que tendem a ter instabilidade com relação ao fluxo de funcionários, ou seja, entrada e saída, podem ser vistas como uma organização que não oferecem segurança aos membros.
A falta de segurança gera medo, sensação de desconforto, o que pode comprometer os resultados da organização.
3. Necessidades de autorrealização
A organização deve ser capaz de garantir a autorrealização dos seus funcionários, de forma complexa, o que pode envolver não apenas a questão salarial e um bom plano de carreira, mas também aspectos como sensação de conforto ou agradabilidade em seu ambiente.
Ao desenvolver uma cultura organizacional forte, a empresa pode usufruir de diversos benefícios, como:
- Melhores resultados em relação ao desenvolvimento de suas operações;
- Maior produtividade;
- Alinhamento da equipe, de maneira a fazer com que se una mais;
- Transparência, algo que é fundamental nos dias de hoje;
- Comprometimento e dedicação por parte dos funcionários;
- Aumento da competitividade no mercado.
Como criar uma cultura organizacional forte
Para desenvolver uma cultura organizacional forte, é preciso, antes de tudo, compreender o que é o seu negócio e, principalmente refinar o propósito e motivação da empresa. Para isso, é preciso definir alguns pontos, como:
1. Missão de sua empresa, bem como visão
Missão diz respeito, basicamente, à razão pela qual existe, ou, dito de outra forma, é a sua razão de ser. Por exemplo: desenvolver conteúdos que sejam capazes de melhorar os negócios médicos.
A visão, por sua vez, é uma expressão que se refere ao que a empresa deseja alcançar ou se tornar a longo prazo. Por exemplo: tornar-se líder regional no segmento de produção de conteúdos voltados para serviços médicos.
Observe que a definição da missão e visão é o primeiro passo para quem busca desenvolver uma cultura organizacional forte, alinhada a esses elementos.
É preciso saber o que é o seu negócio e onde deseja chegar, e isso deve ser apresentado de maneira clara aos funcionários de uma empresa, para que eles incorporem.
2. Valores empresariais
Definir os valores de uma empresa é essencial por diversos motivos. Um deles é o fato de que são esses valores que devem moldar o comportamento do funcionário, fazendo com que ele passe a tomar atitudes que estejam relacionados aos interesses da organização.
Além disso, são os valores que vão, de certa maneira, diferenciar uma empresa no mercado, pois são a partir deles que ela se apresenta, passando a ser vista de uma forma única. São os valores que definem, junto a outros elementos, a identidade de uma organização, tanto interna como externamente.
Valores devem ser claros e objetivos, não dando margem para dúvida por parte dos membros da empresa.
3. Mapear ações e comportamentos dos funcionários
Além de ser essencial definir a missão, visão e valores para construir uma cultura organizacional forte, é fundamental mapear os valores ou ações que são adotadas pelos seus funcionários no âmbito de sua empresa.
O objetivo, com isso, é gerir de maneira mais adequada a cultura organizacional de sua empresa, reforçando comportamentos e trabalhando para eliminar aqueles que podem colocar os seus negócios em risco.
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