Empresas finalmente entenderam que, para que se desenvolvam e se destaquem no mercado, é essencial que se preocupem com o bem-estar dos seus colaboradores. Isso, inclusive, é visto como uma estratégia não apenas para atrair talentos qualificados, mas também para reter os que já conquistaram.

Afinal, quando os funcionários estão satisfeitos, tendem a dar o seu melhor, fazendo assim com que a organização alcance seus objetivos de maneira mais rápida, eficiente e produtiva.

Nesse sentido, podemos destacar o eNPS como uma solução fundamental para as marcas que buscam medir o nível de satisfação dos seus funcionários com relação ao ambiente de trabalho.

Para saber melhor o que é o eNPS e entender a sua importância para o desenvolvimento de sua organização, continue a leitura.

O que é o eNPS?

Essa é a abreviação para a expressão inglesa Employee Net Promoter Score e se trata de uma métrica que tem sua origem no Marketing, mas que foi adaptada para uso na Gestão de Recursos Humanos de uma empresa. O eNPS tem o objetivo de medir o nível de satisfação dos funcionários, ou seja, é uma ferramenta que busca garantir que uma marca saiba se seu ambiente de trabalho é confortável e gera satisfação para seus funcionários.

No entanto, na prática, garante que ela, a depender dos resultados, possa pensar em ações que melhorem o nível de bem-estar e felicidade dos seus colaboradores. É uma ferramenta de fundamental importância para a empresa que se preocupa e ver o bem-estar de seus funcionários como uma estratégia de crescimento e de obtenção de lucro.

Ainda que essa informação não seja tão importante para o assunto aqui abordado, no Marketing, o eNPS é utilizado para mensurar o nível de satisfação dos clientes com relação a uma marca, seus produtos e/ou serviços.

Ter ciência disso facilita a compreensão em torno da finalidade do eNPS. O que o setor de Recursos Humanos fez foi alterar a pergunta central. No lugar de perguntar “Qual é o nível de satisfação dos clientes?”, passou a questionar: “Será que os funcionários estão satisfeitos com a empresa?”.

Importância em conhecer a satisfação do colaborador de sua empresa

Importância em conhecer a satisfação do colaborador de sua empresa

Uma empresa que não se conhece não é capaz de entender sua realidade nem de mudar. Esse pensamento reflete a importância de se conhecer a satisfação dos colaboradores de uma marca, com o objetivo de fazer com que ela não apenas se desenvolva, mas de garantir um espaço de trabalho confortável e que transmita segurança e bem-estar.

Conhecer a satisfação dos seus colaboradores é importante por diversos motivos. A seguir, elencamos os principais:

  • Em primeiro lugar, possibilita que sua empresa conheça a sua realidade, principalmente a situação psicológica dos seus funcionários. Nesse caso, a vantagem é meramente informacional;
  • Ao conhecer o nível de satisfação dos seus colaboradores, você pode planejar ações que façam com que eles fiquem satisfeitos ou mais satisfeitos, na hipótese de estarem;
  • Conhecer o nível de satisfação dos seus colaboradores possibilita que sua empresa crie uma cultura organizacional positiva, centrada no bem-estar deles;
  • Pode colaborar para o aumento da eficiência e produtividade de sua empresa;
  • Indiretamente, pode fazer com que sua organização aumente as vendas. Afinal, os funcionários estando satisfeitos podem dar o seu melhor, pois adoram o que fazem e onde fazem;
  • A sua empresa pode atrair talentos, bem como reter os que já atraiu. Isso evita, inclusive, admissões e demissões em larga escala, o que pode fazer com que sua organização seja afetada financeiramente. Afinal, a demissão é um ato custoso.

Em síntese, conhecer a satisfação dos seus colaboradores é essencial, pois possibilita que a sua empresa conheça melhor a si mesmo e possa, a partir disso, desenhar soluções para resolver os problemas, bem como criar ações para reforçar comportamentos positivos, capazes de fazer com que alcance seus objetivos com maior agilidade.

Tipos de colaboradores

Para medir com eficiência o nível de satisfação dos seus colaboradores, é fundamental que saiba que existem diversos tipos em uma empresa. Ter ciência disso é importante, porque faz com que saiba que o procedimento de verificação da satisfação dos colaboradores não é linear, mas sistêmico, conforme o tipo de funcionário.

Conheça os principais a seguir:

Colaborador promotor

Colaborador promotor

Primordialmente, é aquele tipo de colaborador que dá boas notas a uma empresa. Numa escala de 0 a 10, costuma dar entre 9 e 10. Ele representa aquele colaborador que tem uma boa relação de satisfação com a empresa.

A intenção, ao utilizar o eNPS, é justamente tomar conhecimento de informações para subsidiar ações que façam com que os colaboradores se tornem promotores.

Colaborador neutro

Colaborador neutro

Colaborador neutro é aquele que fica, inegavelmente, em cima do muro. Ele concede a uma empresa notas como 7 ou 8. Ele não é leal à empresa, procurando-a somente quando é realmente necessário. Nesse caso, a interação entre funcionário e empresa ocorre de maneira eventual.

Colaborador detrator

Colaborador detrator

Por fim, temos o colaborador detrator, que é aquele que dá notas baixas a uma empresa, geralmente de 0 a 6. Esse tipo de colaborador apresenta insatisfação na relação com uma organização e não é leal a ela, pelo contrário, tece fortes críticas contra a sua existência.

Como implementar o eNPS em sua empresa?

Para implementar o eNPS em sua empresa, é essencial seguir alguns passos. Veja:

  1. Primeiro de tudo, é importante destacar, no âmbito de sua empresa, a importância da métrica eNPS e como ela pode ajudar a marca a alcançar seus objetivos;
  2. No segundo momento, você deve elaborar um questionário claro, objetivo e de acordo com a realidade da empresa. É importante fazer perguntas que tenham nexo com a realidade da organização. Do contrário, essa metodologia poderá fornecer resultados insatisfatórios;
  3. Após elaborar o questionário, aplique-o, deixando claro que os funcionários que responder terão sua identidade mantida em sigilo.

Ainda nesse contexto, convém destacar que a pontuação adequada do eNPS é sempre maior que 8. Quanto maior for a pontuação, melhor é o local de trabalho, bem como a Gestão de Pessoas.

Conclusão

Como vimos, aplicar o eNPS em uma empresa é fundamental para que ela conheça melhor a satisfação dos seus colaboradores e, com base nisso, tome atitudes que melhorem seu local de trabalho, bem como sua Gestão de Pessoas.

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