Feedback é uma das ferramentas mais importantes para o desenvolvimento profissional. Um bom gestor consegue reconhecer e recompensar positivamente um colaborador pelo seu desempenho na empresa, elevando, assim, a sua produtividade.
No entanto, o feedback nem sempre tem caráter positivo, porém, ao tecer uma resposta negativa quanto ao desempenho de um profissional, o gestor precisa entender como elaborar uma crítica construtiva e que impulsione o colaborador a buscar melhorias.
É importante que a empresa mantenha as práticas de comunicação entre seus líderes e colaboradores, delimitando um caminho saudável para um relacionamento interpessoal que possa melhorar não somente as demandas internas, como a capacidade de resposta ao cliente externo.
Feedback: fator ultra importante
Feedback é uma das técnicas de gestão de equipe que mais trazem resultados e que não demanda custos quanto a sua implementação, sendo viável e indicada para todo tipo de negócio e mercado.
Sua importância dentro de uma organização está diretamente ligada às práticas, comportamentos e condutas que a empresa espera de seus colaboradores, sendo essencial na construção de um diálogo honesto e transparente da empresa com seus funcionários.
Ao abrir espaço para o diálogo, os gestores demonstram aos funcionários que eles são importantes e essenciais para a empresa, fazendo com que enxerguem um propósito na construção e no desenvolvimento das tarefas propostas.
Portanto, é possível identificar as deficiências e principais habilidades em cada funcionário com muito mais precisão, fazendo com que esse gestor possa criar grupos de trabalho que se ajudam mutualmente.
Por sua vez, o feedback auxilia o gestor a alinhar as estratégias propostas anteriormente, podendo melhorar o desempenho do colaborador e estimular o mesmo a buscar melhores competências para a realização da tarefa.
Gerenciamento de pessoas por meio do feedback cria um ambiente de harmonia entre os colaboradores, possibilitando que as demandas sejam realizadas com atenção e com trocas positivas e proativas entre os profissionais envolvidos no projeto.
Como implementar as práticas do feedback?
Para alcançar os resultados positivos que o feedback proporciona, a empresa pode criar técnicas e recompensas para os colaboradores. Por exemplo, premiações e incentivos para metas é uma boa forma de alinhar os funcionários à cultura organizacional.
Esses incentivos podem fazer parte também de um clube de benefícios, onde, entre outras vantagens, podem surgir bonificações e descontos exclusivos aos colaboradores que atingiram a meta proposta pelos líderes do setor.
Outra técnica bastante usada pelas empresas é a pesquisa de satisfação. O método pode ser usado tanto no ambiente interno, quanto no externo, coletando o feedback dos clientes.
Nesse caso, a empresa se dedica a dar voz também ao profissional e entender quais são os pontos que necessitam de correção. O mesmo ocorre ao ouvir os clientes externos, dando ao gestor a oportunidade de preparar melhor sua equipe de atendimento.
Mesmo com a implementação de técnicas ligadas ao feedback positivo, é importante que o gestor também saiba gerenciar os pontos negativos. Nesses casos, a melhor estratégia é aplicar o que chamamos de feedback construtivo.
Feedback construtivo tem como objetivo ajudar o colaborador a melhorar sua postura, se colocando em sua posição e dando ferramentas para que o profissional possa ter o conhecimento necessário e evoluir dentro da organização.
Dessa maneira, o gestor não se perde em feedbacks totalmente negativos, e que podem afetar o rendimento do colaborador e, futuramente, de toda uma equipe. Saber dosar e ser discreto é a postura profissional esperada pelo líder daquela organização.
Por fim, o gestor deve manter um padrão durante as avaliações de sua equipe ou dos colaboradores individualmente, registrando os erros e as evoluções em longo prazo.
A manutenção desse trabalho faz com que os profissionais estejam cada vez mais alinhados à cultura da empresa, dando ferramentas para a área de recursos humanos evoluir cada vez mais nas suas estratégias de relacionamento.
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