Sabemos que desafios podem surgir no trajeto de uma organização no mercado, influenciando diretamente na sua posição de competitividade. Assim, uma crise empresarial é quando acontece uma situação desagradável em que a administração da organização não tenha controle sobre a situação, causando instabilidades e incertezas.
Por isso, investir em uma gestão de crise com o apoio do RH é primordial para prever possíveis situações e obter as ferramentas necessárias para que o problema seja controlado de forma efetiva.
Quer saber mais? Então leia o post até o final e saiba como o departamento de Recursos Humanos poderá atuar de forma estratégica em tempos de crise organizacional.
Gestão de crise: o que é e qual a sua importância?
É um processo de inteligência administrativa que mensura e avalia o potencial de um impacto para o clima organizacional. A gestão de crise é a formação de um grupo de colaboradores responsáveis pela elaboração de processos bem estruturados e calculados com o objetivo de prevenir, mediar e reduzir problemas que podem acontecer na empresa, nos âmbitos interno e externo.
Assim, trata-se de um tipo de planejamento que monitora as atividades dos diversos setores organizacionais, buscando falhas e promovendo soluções.
As atividades que provocam uma crise podem ser causadas pelo meio externo, processos inesperados que ocorrem no mercado em que a empresa atua ou podem ser derivadas do meio interno, problemas de relacionamento entre colaboradores e dificuldades financeiras e legais, por exemplo.
Como o RH pode atuar diante de crises?
Em se tratando do público interno da organização, o setor de Recursos Humanos é o responsável por adotar medidas que visam o controle e o cuidado dos colaboradores.
Confira a seguir alguns processos que devem ser executados pelo RH para obter respostas positivas ao enfrentamento de crises:
1. Segurança aos colaboradores
Qualquer situação que gere algum tipo de mudança pode soar como insegurança aos colaboradores. Portanto, assumindo o papel de transmitir confiança, o RH precisa desenvolver modelos estratégicos que promovam a segurança aos trabalhadores, reforçando a confiança e tranquilizando o trabalho de cada departamento.
2. Análise Comportamental
A capacidade de interagir de forma efetiva com as pessoas pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso em nosso trabalho e vida pessoal. Por isso, o resultado de uma avaliação comportamental pode aumentar ainda mais a conscientização pessoal e melhorar a comunicação interna, seja individual ou em grupo. A interação efetiva começa com uma percepção ampla de si mesmo.
3. Engajamento
Fortalecer a cultura da empresa cria um ambiente mais propenso a proatividade e planejamento voltado para ações efetivas. É importante ressaltar que o engajamento dos colaboradores é um resultado que depende unicamente das ações conduzidas por lideranças, equipes e gestores. A prática deve ser conscientizada de forma unânime.
Tire as idéias do papel
Conforme vimos, antecipar-se de possíveis instabilidades no meio organizacional é muito importante. Agora que você entende o que é uma gestão de crise e percebeu como o departamento de Recursos Humanos tem um papel fundamental nos resultados ainda mais promissores, acesse o nosso site, conheça a nossa ferramenta para transformar seu RH em um departamento mais estratégico.