Toda empresa tem como um dos seus principais objetivos o atendimento das demandas e necessidades de consumo do seu público, bem como da promoção do seu crescimento institucional. No entanto, para que isso seja alcançado, é necessário um ativo fundamental: O CAPITAL HUMANO.
Nesse contexto, a área de gestão de pessoas entra em cena e ocupa um lugar de destaque, ajudando a alta administração a alcançar os objetivos estratégicos e, assim, a empresa será capaz de atingir o sucesso por meio das pessoas.
Não é à toa que esse tema tem gerado tanta atenção, por isso, a HABAUT traz até você este artigo em que te demonstraremos o nível de importância da gestão de pessoas para o sucesso da sua empresa. Ficou interessado? Então, continue esta leitura e saiba mais!
A pessoa certa no lugar certo
Um dos principais fatores para o sucesso de uma empresa é ter a pessoa certa no lugar certo. Ou seja, em muitos casos, a organização tem pessoas qualificadas, mas no lugar errado, em setores onde suas habilidades e competências não são aproveitadas de maneira integral.
Para corrigir essa falha grave, a empresa deve ter uma boa área de gestão de pessoas, na qual os gestores são capazes de identificar as habilidades de cada colaborador e direcioná-los a áreas que melhor aproveitem todo esse potencial.
Com essa abordagem correta da gestão de pessoas, o colaborador se sentirá mais confiante em exercer suas atividades do dia a dia, afinal, foi para aquelas tarefas que ele se qualificou e se preparou.
O resultado disso são processos executados de maneira inteligente, promovendo a melhoria da qualidade de cada atividade desenvolvida pela empresa, o que proporcionará o seu sucesso no cumprimento do que foi planejado para o curto, médio e longo prazo.
Desenvolvimento dos colaboradores
A tendência atual e para o futuro é que todos os mercados apresentem um alto nível de volatilidade no que diz respeito à inovação, transformação digital e ao atendimento das demandas do seu público-alvo. No entanto, para acompanhar essa tendência é preciso que a empresa desenvolva o seu capital humano, ou seja, planeje e implemente programas de T&D — Treinamento e Desenvolvimento.
Os programas de T&D são planejados e implementados pela área de gestão de pessoas, afinal, cada colaborador é único no que tange ao seu ritmo de aprendizado e à necessidade de treinamento. Por outro lado, não é possível deixar de olhar a necessidade de T&D setorial, afinal, uma empresa alcança o sucesso das suas atividades em atividades coletivas. Por isso, a área de gestão de pessoas tem um olhar apurado em perceber as necessidades departamentais de desenvolver novas habilidades e adquirir informações atualizadas.
O processo de T&D desenvolvido pela gestão de pessoas se torna um grande trunfo para que as empresas alcancem o sucesso com operações cada vez mais efetivas e inteligentes, além de fazer melhor uso dos recursos disponíveis.
Colaboradores mais motivados
Não é de hoje que sabemos que pessoas motivadas produzem mais e melhor. Inclusive, essa premissa é o alicerce do sucesso das grandes empresas, pois investem fortemente em promover a motivação contínua dos seus colaboradores. Mas, como saber o que motiva as pessoas? Essa resposta é dada pela área de gestão de pessoas, por isso ela é tão importante para o sucesso da sua empresa.
Essa área será responsável por realizar pesquisas de clima organizacional e implantar programas de benefícios (financeiros e não-financeiros), bem como ajudar a alta gestão a traçar meios de oferecer um ambiente e estrutura funcional que promovam o bem-estar, motivação e estimulem a produtividade.
Diante dos pontos citados neste, é inegável o quanto a gestão de pessoas exerce um papel de importância para sua empresa no que diz respeito ao sucesso organizacional e à satisfação do seu público interno, gerando engajamento entre todos os envolvidos.