São vários aspectos que constroem a identidade de uma empresa de sucesso. Sua estratégia de negócio, seu modo operacional, a história da marca e, claro, sua cultura organizacional. Muitas vezes, o papel da cultura organizacional é subestimado, mas tem, de fato, poder em impactar toda sua instituição.
Como já mencionamos em outros artigos aqui nosso blog (clique aqui para ver na íntegra), cultura organizacional é um conjunto de valores que orienta as ações e decisões corporativas, desde os diretores até os funcionários.
Quando implementada e devidamente adotada por toda a equipe, se torna um recurso valioso para impactar positivamente a sua empresa e a ajuda a se destacar no mercado.
Como a cultura organizacional impacta o seu negócio?
1 – Na produtividade dos colaboradores
A cultura organizacional define propósitos e princípios para um negócio. Isso faz com que trabalhar em uma empresa com forte cultura organizacional seja atuar em prol desses valores. Quando os funcionários entendem isso e são contratados por concordarem com esses ideais, ganham uma noção de pertencimento.
Assim, mais do que trabalhar apenas para cumprir as horas diárias como uma empresa qualquer, eles vão fazer a sua parte em favor dessa cultura. O ambiente de trabalho será constituído de pessoas que compartilham desses ideais, o que torna até a cooperação entre eles mais fácil.
É uma forma de ter uma equipe engajada, aumentando a produtividade e reduzindo a rotatividade.
2 – Na construção da imagem
Uma vez que a cultura organizacional tem um papel ativo dentro de uma instituição, também faz parte da imagem transmitida dentro e fora dela. Ela pode e deve ser divulgada nas mídias e Marketing da empresa para fortalecê-la. Assim, o mundo saberá mais sobre o que a marca defende e se propõe.
Isso dá mais personalidade para um negócio, o que já o diferencia de outros que pensam apenas em vender seus produtos e obter lucros. Embora o rendimento seja importante, este não dever ser o único propósito da empresa.
No entanto, uma boa cultura organizacional mostra no que a instituição se importa, uma característica que os clientes podem se identificar e decidir apoiar através do consumo.
3 – Na sustentação das decisões
Tomar decisões corporativas raramente é fácil, mesmo em empresas mais estabelecidas. O medo de errar faz com que muitos hesitem mudar linha de pensamento ou forma de produção. Felizmente, a cultura organizacional pode guiar a maioria das escolhas.
Primeiramente, é preciso analisar o objetivo da empresa. Essa opção está alinhada à missão da empresa? Qual o melhor caminho para atingirmos os nossos ideais? Uma forte cultura organizacional funciona como uma bússola para orientar e justificar decisões e mudanças.
No entanto, com uma base estável, os funcionários e parceiros vão compreender até a mais extrema transformação da organização, facilitando o processo de transição.
Um conjunto de benefícios que gera vantagem competitiva
Podemos concluir que os impactos que a cultura organizacional traz para uma empresa afetam os principais pilares para o seu desenvolvimento. É uma estrutura que estimula a inovação e o trabalho em equipe, gerando uma vantagem competitiva.
Um negócio bem organizado, com valores bem definidos e apoio de seus colaboradores tem o que precisa para superar a concorrência. Assim, a cultura organizacional mostra seu valor de elaborar estratégias assertivas para o desenvolvimento de uma empresa.
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