Você está preparado para atuar de acordo com os princípios do RH 4.0 na prática? Muitos mercados estão em constante evolução e com a Gestão de Pessoas não poderia ter sido diferente.
Isso quer dizer que o momento em que vivemos é bastante propício para uma transformação digital que requer a atualização tanto das empresas, como dos profissionais da área.
Caso você tenha interesse em conhecer como a tecnologia pode ser uma aliada na melhoria dos resultados, continue com a leitura deste post. Confira!
Como o funciona o RH 4.0 na prática?
Estamos vivendo um período de grande investimento em Tecnologia da Informação, automação de tarefas e robotização de processos. Essa é uma mudança comportamental que exige planejamento e controle para fazer uso dos avanços tecnológicos para fins profissionais.
Ampliação do uso da tecnologia
Atividades corriqueiras como a seleção de candidatos a vagas de empresas podem ser otimizadas. Hoje, por meio da automação da análise de currículos, é possível identificar o nível de compatibilidade com os requisitos da vaga.
Além disso, há a possibilidade de analisar o perfil comportamental para prever o desempenho tanto de indivíduos como da equipe. Essa é uma forma de identificar fatores que ampliam o nível de satisfação no trabalho e o engajamento.
Reformulação de estratégias
Aperfeiçoamento tecnológico isoladamente não é o suficiente para preparar a sua empresa para esse novo contexto. Afinal, a cultura organizacional das empresas e as diretrizes de trabalho também devem refletir essa prática.
É preciso direcionar essas ferramentas para:
- Retenção de talentos;
- Valorização da equipe;
- Desenvolvimento do capital humano;
- Desenvolvimento de competências e habilidades.
Por isso, o objetivo é minimizar a burocracia e incentivar a inovação em processos internos.
Adaptação dos profissionais
Estamos habituados a mudanças tecnológicas no ambiente tradicional. No entanto, a própria Revolução Industrial é a prova disso, desde as primeiras máquinas a vapor até os robôs presentes em linhas de produção.
Cada etapa demandou a mudança na forma como os profissionais entendem o mercado de trabalho e se preparam para atuar, mesmo em um cenário em constante alteração. Por isso, é comum que a automação de atividades repetitivas e trabalhos manuais sejam substituídos por sistemas capazes de aumentar a produtividade.
Mudanças no papel das lideranças
Atualmente, gestores devem estar preparados para lidar com a mudança no perfil dos profissionais que têm relação com as suas expectativas e desejos quanto ao ambiente de trabalho.
Aliás, a flexibilidade é a palavra-chave que representa como essa relação está mudando. Rigor no cumprimento de horário, exigências quanto ao cumprimento de carga horária e falta de comunicação já não podem fazer parte deste contexto.
De acordo com a realidade do negócio, tem se provado benéfico oferecer a flexibilização de horários, com a oferta de home-office e a diminuição do número de horas trabalhadas por semana.
Por fim, fica claro como o processo do RH 4.0 está ajudando a construir um ambiente de trabalho mais inclusivo e colaborativo. Se quiser saber mais sobre esse conceito, não deixe de ler nosso artigo “RH 4.0: entenda o que é e quais os seus objetivos”.
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